#216 Homeopatia funciona?

Tanto a homeopatia, aproveito aqui para citar a astrologia também, não podem ser consideradas ciências.

– Ah, mas eu tenho um amigo que se curou. Logo, a homeopatia funciona sim.

Tá, tem o efeito placebo, eu sei. Mas isso é funcionar pra você? Vamos ver como a ciência funciona, então. 😉

Primeiramente, precisamos entender que a ciência segue um método, um conjunto de regras básicas que são aplicadas na investigação de um evento com o objetivo de obter resultados confiáveis.

– E como ela garante esses resultados confiáveis?

Boa pergunta, leitor(a)! =)

Para garantir a confiabilidade, os cientistas observam os fatos, fazem perguntas, criam uma hipótese, testam essa hipótese, analisam os resultados e, só depois de tudo isso, se tiver tudo certinho, tiram uma conclusão que vai ser avaliada por outros cientistas da área.

Vale lembrar ainda que, apesar de tomar todo esse cuidado, existe a possibilidade da teoria ser corrigida no futuro e de aparecer outra explicação para os fatos. E isso não mostra que a ciência é frágil, muito pelo contrário, é isso que a torna poderosa, honesta e muito confiável.

Então, a partir de agora, lembre-se:

“Antes de afirmar se uma ideia (“chute” ou hipótese) funciona mesmo, primeiro veja se ela seguiu as regras básicas do método científico e se foi aprovada pela comunidade científica. Beleza?”

Recentemente, um estudo realizado na Austrália feito por Cientistas do Conselho Nacional de Saúde mostrou que tratamentos com homeopatia NÃO CURAM NINGUÉM! Eles analisaram mais de 200 estudos sobre a aplicação da homeopatia em vários tipos de doenças e EM TODOS OS CASOS não foi possível afirmar que a homeopatia é melhor do que o placebo. Inclusive, pessoas que escolhem esse tipo de tratamento colocam sua saúde em risco.

Só lembrando que o efeito placebo é extremamente importante e não devemos ignorar isso. Quando o assunto é cura de doenças, incluindo o câncer, nossa mente é capaz de fazer coisas que nem imaginamos. Como conta David Servan no livro Anticâncer – prevenir e vencer usando nossas defesas naturais. Vale a leitura.

No caso da astrologia, basta pegar dois jornais diferentes e bater os signos pra ver se dizem a mesma coisa. Se isso não for o suficiente, clique aqui e assista ao vídeo do Nerdologia sobre o assunto.

Resumindo, a homeopatia e a astrologia não funcionam. Simples assim.

Veja o vídeo a seguir e entenda todo o processo por trás da homeopatia.

A seguir, um vídeo com Drauzio Varella, o “doutor fantástico” (pegou a piada?), falando sobre a homeopatia.

Continua discordando do Drauzio? Abaixo, segue um vídeo do TED com James Randi falando sobre a fraude da homeopatia, das técnicas que mágicos usam e de pessoas que conseguem se comunicar com mortos, mais conhecidos como médiuns.

É, ninguém escapa desse velhinho. S2

E, para complementar o assunto, um vídeo do Pirula.

E, para terminar com chave de ouro, fazendo jus ao nome do site, segue um vídeo de comédia para algumas pessoas!

Plantão médico homeopático.

►Para saber mais:

Acesso em 25 de Dezembro de 2018.

Comentários