#101 Incógnita

 
BUGIO, O PAI 3
 

Existem registros de equações no antigo Egito. O papiro de Rhind, escrito pelo escriba Ahmes, há mais ou menos 3.600 anos, é um documento histórico muito importante, pois contém dezenas de problemas matemáticos que envolvem situações do cotidiano como divisão de pães, trigo, quantidade de comida para vários animais domésticos etc.

Entre estes problemas, pode-se encontrar equações simples com apenas uma variável. Veja um exemplo: o problema 24 do papiro de Rhind pede o valor de aha sabendo que aha mais um sétimo de aha dá 19.

Como podemos notar, suas equações não eram expressas por números e sinais e o elemento desconhecido era chamado de aha.

Se gostou dessa informação, é possível encontrar mais no livro História da Matemática, de Carl B. Boyer, página 11, problemas algébricos.

Agora, uma perguntinha: Você sabia que existe uma teoria do porquê chamamos nossa incógnita de “x”?
Terry Moore, em uma palestra do TED, traz uma teoria interessante sobre o assunto. Assista ao vídeo aí, mané. =)

NOTA IMPORTANTE: Apesar de interessante, vale ressaltar aqui que NÃO existem evidências diretas que apoiem essa teoria de Terry Moore.

Assim como encontramos equívocos e fake news sobre o número de ouro sendo disseminadas no ambiente universitário, também existem doutores em Matemática que defendem essa teoria da origem do x.

Não quero, com essa informação, diminuir o trabalho que é feito dentro das universidades, muito pelo contrário! Errar e corrigir o próprio erro faz parte do processo. Somos humanos, uai.

Pra você que não sabe, a ciência segue um método, um conjunto de regras básicas que são aplicadas na investigação de um evento com o objetivo de obter resultados confiáveis. Para garantir a confiabilidade, os cientistas observam os fatos, fazem perguntas, criam uma hipótese, testam essa hipótese, analisam os resultados e, só depois de tudo isso, se tiver tudo certinho, tiram uma conclusão que vai ser avaliada por outros cientistas da área.

Vale lembrar ainda que, apesar de tomar todo esse cuidado, existe a possibilidade da teoria ser corrigida no futuro e de aparecer outra explicação para os fatos. E isso não mostra que a ciência é frágil, muito pelo contrário, é isso que a torna poderosa e honesta.

Fazendo uma analogia com a construção de um prédio, se a gente quer que o prédio não desabe, a fundação deve ser muito bem construída.

Pra fechar com chave de ouro, segue mais uma tirinha sobre equação e incógnita. 😉


►Para saber mais:

Acesso em 01 de Janeiro de 2019.

Comentários