#191 Quantas bexigas levantam uma casa?

Resposta:Amp – altas aventuras

Agora, é sério, quantas bexigas (ou balões dependendo da sua região) de hélio são necessárias para erguer uma casa?

A equipe do canal National Geographic provou que é possível levantar uma casa apenas com bexigas. Dá uma olhadinha.

Claro que eles usaram bexigas grandes, mas é possível erguer uma casa com bexigas menores. Só vai dar mais trabalho.

A seguir, tem uma calculadora que mostra quantas bexigas são necessárias para levantar uma casa. Basta dizer quantos metros quadrados tem sua casa. No primeiro espaço da calculadora, você precisa colocar o número que indica a área da sua casa. Logo à direita, você precisa selecionar a opção “sqm” que significa metro quadrado em inglês. Em seguida, basta dar o seu palpite de quantas bexigas são necessárias para levantar sua casa. Agora clique em “UP, UP & AWAY” e veja o resultado.

Agora, quantos balões (bexigas, sei lá) são necessários para erguer 50 kg?

*Só lembrando que 50 kg é a mesma coisa que 50.000 g.

Muito bem, de acordo com algumas pesquisas que fiz, 1 litro de gás hélio tem a capacidade de erguer 1 grama. Portanto, não é preciso ser um Einstein para saber que serão necessários 50.000 litros de hélio para erguer 50.000 g. O raciocínio não é muito complicado; se um 1 litro ergue 1 grama, então 50.000 litros erguem 50.000 gramas. Sacaram? Espero que sim.

Beleza, então quantos balões levantam 50 kg?

Supondo que cada balão tem cerca de 14 litros e que precisamos de 50.000 litros para erguer 50.000 g, quantos balões precisamos para erguer 50 kg?

Uai, basta dividir 50.000 por 14 para obter a quantidade de balões, que é 3571,42…

Veja que o cálculo nos deu um número “quebrado”, com vírgula. Por isso, para garantir que vamos conseguir levantar 50 kg, é melhor arredondar o valor para cima. Portanto, 3572 balões são suficientes para levantar o peso proposto.

►Para saber mais:

Acesso em 15 de Julho de 2021.

Comentários