#110 Tirinha de Português

romulo o pedante 8

Na tirinha acima, logo depois do Seu Luiz falar que adora ler Nelson Rodrigues, Romulo comenta sobre metonímia, que nada mais é do que uma figura de linguagem que toma a parte pelo todo.

Você já deve ter ouvido as seguintes frases:
“Vou ao dentista.” “Tomei uma latinha de cerveja.” “Já li 2 vezes Machado de Assis.”

Exceto a última frase, as duas primeiras, com certeza, você deve ter ouvido bastante. (Foi mal aí, Machado!)

Segundo o dicionário, metonímia é a figura de linguagem baseada no uso de um nome no lugar de outro, pelo emprego da parte pelo todo, do efeito pela causa, do autor pela obra, do continente pelo conteúdo etc. (por exemplo: beber um copo no lugar de beber a cerveja do copo).

Mudando só um pouco o assunto, eu gosto muito de saber a origem das coisas. Por este motivo, fui pesquisar sobre a etimologia da palavra ‘metonímia’:

“Metonímia” vem do Grego META-, “além”, mais ONYMOS, “nome”, além do nome, pois ela implica em usar uma palavra por outra. 

Legal, né?

Sabia que existem artistas que usam esse recurso para compor músicas? Um exemplo é a música ‘Mãos’ composta e interpretada por Almir Guineto. Escuta aí.

Mãos se rendem, pra outras que tudo levam
Quase em extinção, mãos honestas, amorosas
E nossas pobres mãos, bate as cordas 

Pago pra ver, queimar em brasa 
Mãos de baixareis que não condena o mal 
Que inocentam réus, em troca do seu metal

Agora que sabemos sobre metonímia, vamos aprender um pouco mais sobre Nelson Rodrigues.

Nelson Rodrigues nasceu da cidade do Recife, em Pernambuco, no dia 23 de agosto de 1912. Foi o quinto filho do casal Maria Esther e o jornalista Mário Rodrigues.

Seu pai foi deputado em Recife e, por problemas políticos, se mudou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como redator do jornal Correio da Manhã.

Nelson iniciou sua carreira jornalística no dia 29 de dezembro de 1925, como repórter de polícia, ganhando trinta mil réis por mês. Entretanto, não viveu apenas disso. Ele escreveu contos, romances, crônicas e peças de teatro.

A seguir, veja a entrevista de Otto de Oliveira Lara Resende com o Nelson Rodrigues.

►Para saber mais:

Acesso em 01 de Janeiro de 2019.

Comentários