#87 Tirinha de Ciência

ligando os pontos

Estas quatro pessoas, que estão no primeiro quadro da tirinha, contribuíram para a construção de objetos, utensílios, livros e outras coisas que, de alguma forma, têm reflexo de modo direto ou indireto em nossas fatídicas vidas de seres humanos comuns. Ou não, mas eu queria puxar a sardinha pro lado deles só um pouco.

Se você não os conhece e quer saber mais sobre eles, basta ir na seção “Para saber mais” deste post e se encher de informação.

  • Se você está lendo este texto agora, saiba que está usufruindo diretamente de um curso de caligrafia que Steve Jobs fez durante um tempo da sua vida. (Não vou nem falar da linha “i”; iPod, iPhone, iPad.) O nome dessa tirinha é uma pequena homenagem ao Steve. Assista ao discurso dele, que se encontra na seção “Para saber mais” logo abaixo e entenda o porquê.
  • Se você asssitiu ao filme “Eu, Robô“, onde o ator Will Smith é personagem principal, então sua vida teve uma pitada de Isaac Asimov, pois o filme foi baseado (baseado no sentido do cigarro ilegal) no livro “Eu, Robô” de Asimov.
  • O sensor fotoelétrico, que atua na abertura de portas ou acendendo a luz de um ambiente, baseia-se no fenômeno fotoelétrico que Einstein interpretou corretamente. Pode-se encontrar esse efeito no mundo atual em grandes dispositivos astronômicos ou até em máquinas fotográficas e fotocopiadoras comuns.
  • Se você assistiu “Homens de preto – MIB“, deve ter visto a galáxia dentro da coleira do gatinho Órion. Tal ideia traz um conceito que pode ser encontrado no livro “O universo numa casca de noz” de Stephen Hawking .

►Fato! A palavra óculos está no plural, portanto, de acordo com a gramática normativa, a formiga deveria ter dito: “comprei um par de óculos” ou “uns óculos”.

►Para saber mais:

Acesso em 01 de Janeiro de 2019.

Comentários