#74 HQ de Campo Limpo Paulista

História em quadrinhos 
 
O que você vai ver, a partir de agora, é um projeto de história em quadrinhos que começou com a ambição de ser algo grande, algo sem precedentes no Brasil. (Falou!) Infelizmente, o sonho, apesar de ser um combustível importante no processo da criação, cega os ignorantes em negócios e, contraditoriamente, nos guia para um caminho escuro e cheio de armadilhas. (O quê? Num entendi nada que ele falou.)
Outro fato importante que devemos lembrar é que, neste querido país, onde os impostos, a corrupção e um Estado inchado imperam, fica complicado concretizar um trabalho como esse abaixo. (Ô, desculpinha!)
Chega de blá, blá, blá e vamos ao que interessa… mais blá, blá, blá.
 
A ideia geral da história e do personagem principal é do professor Mario Rafael de Candia, uma pessoa muito gente boa e com ideias interessantes, um estilo único, cartunista no Jornal de Jundiaí, dono de uma paciência ímpar e o único no mundo que o Google não consegue encontrá-lo. Até agora, hehe.
 
Dentre seus vários projetos, em um deles, o Homem Microscópio teve início em 1967 e continuou por volta de 2000. Morando em Campo Limpo Paulista, Mario conseguiu juntar um grupo de jovens arruaceiros e sem futuro com o objetivo de dar prosseguimento ao projeto da HQ “Homem Microscópio”. A princípio, era uma HQ séria, mas devido a pequenos contratempos, não conseguimos concretizá-la. Depois disso, com boa parte das pessoas do primeiro projeto, resolvemos continuar, mas ao invés de seguir com um roteiro sério, resolvemos deixar a história um mais leve e humorístico.
 
A arte da primeira história foi finalizada, mas faltou verba para transformá-la em revista. Agora, este tesouro gráfico e roteirístico (Pff, conta outra) será disponibilizado gratuitamente para todas as pessoas do mundo que têm acesso à internet, ou seja, menos de  20% da população mundial.
 
Apreciem! =P

DNA – Daremos Nomes Aleatórios

Não chore, nem tudo nessa vida tem final feliz! Quase sempre nem tem final.

Agora, vamos falar sobre algo relevante. ¬¬

A vida veio de fora ou surgiu aqui na Terra?

Pensar sobre a origem da vida não é algo novo. Há milênios, importantes pensadores abordaram tal questão. Anaxágoras, filósofo pré-socrático, era a favor da Panspermia, teoria que defende a ideia de que a vida veio do espaço. Em contrapartida, há mais de 2000 anos, a teoria da Geração espontânea, que advoga a favor da origem da vida a partir de matéria não viva, era a “menina dos olhos” da ciência.

Durante a idade média, pessoas importantes como Isaac Newton, Santo agostinho e René Descartes eram defensores de tal teoria. No século XIX, a teoria da geração espontânea foi refutada definitivamente por Louis Pasteur. (Chupa essa, Newton!)

Descartada a hipótese de geração espontânea, adotou-se a biogênese, teoria que afirma que a vida surge de outra preexistente. Embora tenha tapado alguns buracos da antiga teoria, ela não explica como se dá o processo de surgimento de uma espécie a partir de outra.

Hoje em dia, a origem por evolução química, aceita pela comunidade científica, é a teoria que afirma que a vida surgiu de uma sopa primordial, uma mistura de compostos orgânicos simples.

Para complementar o que você acabou de ler, cadastre-se no site da Tv Escola e assista ao vídeo “As origens da vida” da série COSMOS de Carl Sagan: tvescola

P.s.: Quero deixar registrado aqui os nomes de alguns amigos que participaram do projeto inicial da HQ:

– Rafael Mangaba (foi embora antes do combinado)
– Fabiano de Souza
– Daniel Forrest

►Para saber mais:

Acesso em 05 de Janeiro de 2019.

Comentários