Mapa da cidade de São Paulo

geosampa

Ao clicar na imagem acima, você será redirecionado(a) para o mapa mais completo da cidade que eu conheço.

A navegação é muito parecida com o google maps: clique e segure com o mouse para mover, use a bola de rolagem para aproximar/afastar. O menu da direita contém dois elementos básicos:

  1.  Mapa base (pano de fundo);
  2.  Camadas (informação de diversas variáveis).

Temos como mapa base pré-selecionado o mapa político-administrativo (divisas territoriais dos municípios e das subprefeituras dentro do município de São Paulo). Se desmarcarmos essa opção, ficamos com um mapa que só contém as divisas municipais. Experimente alternar entre os mapas, vendo o relevo e a história da evolução metropolitana nos mapas da década de 1930 e 1950.

Os mapas base não podem ser sobrepostos, somente podemos escolher um deles de cada vez. O que pode ser sobreposto são as camadas, que apresentam informação georreferenciada (informação com localização).

O menu da esquerda possibilita dar um zoom ao mudar a escala (item + e ). A letra (i) permite obter a informação específica de um local determinado; a lupa permite pesquisar o mapa por região; o disquete permite salvar o mapa; a régua permite a medição de distância, entre outras possibilidades.

Embaixo temos duas informações muito importantes: escala (à esquerda) e posição do cursor no mapa (à direita). A escala numérica pode ser alterada de acordo com a necessidade, enquanto a posição do cursor mostra as coordenadas planas do ponto onde o cursor aponta (x e y).

Podemos selecionar como mapa base o item Topografia, e daí adicionar uma camada que corresponde às áreas que apresentam risco geológico (menu da direita > Camadas > Proteção e Defesa Civil > Área de risco geológico). Temos agora um mapa com dois tipos de informação, permitindo verificar que áreas planas geralmente não apresentam grande risco geológico.

Agora, como exercício, encontre a grande área de risco geológico do Jaguaré (coordenadas aproximadas: 322100, 7395000). Usando a ferramenta (i) do menu esquerdo, descubra que risco é esse. Existe relação entre o tipo de risco e o tipo de relevo? (Dica: tente retirar e colocar a camada no menu da direita). Caso queira ver, clique aqui.

E as áreas planas que apresentam risco geológico? Que tipo de risco pode ser esse, uma vez que um relevo plano não apresenta risco de desmoronamento? Para isso procure uma área de risco geológico (em rosa ou vermelho), essa área no mapa base de topografia deve ser uma área plana próxima a um curso de água (áreas claras com uma linha azul que representa um rio). Conseguiu encontrar que risco é esse?

Enfim, o mapa ainda contém uma infinidade de informações. Vale muito a pena se perder por um tempo nessa miniatura da cidade de São Paulo.

Montanhista e ciclista (fabricado nos anos 1980). Geógrafo e urbanista. Violonista e pianista. Empiricista e conservador. Gosta de lasagna

Comentários