#250 Programação?! Por que aprender?

Se não quiser, não precisa! Mas…

Primeiro, você sabe o que significa programar um computador?

Não sei se pegou a ideia a partir da tirinha, mas um programa geralmente é criado para resolver um problema ou auxiliar em alguma tarefa que, sem ele, seria muito mais demorada ou muito menos precisa. No geral, para resolver problemas, criam-se algoritmos, que são uma sequência finita de passos bem definidos que instruem o que o computador deve computar, ou seja, o que ele deve fazer para nos ajudar a resolver o problema.

Se quiser saber mais sobre algoritmo, clique aqui e ouça o podcast, ou clique aqui e assista a um vídeo bem legal. Além disso, se quiser ter uma ideia sobre a história dos computadores, assista a esse vídeo.

Que os computadores são importantes para nossas vidas acho que é praticamente senso comum. Afinal, eles permitiram o avanço da Ciência e, de forma direta, isso teve um impacto de poder exponencial e positivo em nossas vidas e na qualidade delas. A Ciência avança numa velocidade impressionante graças a eles e suas versões mega, ultra, thunder, blaster poderosas como o famoso Watson. Se estiver curioso, investigue mais sobre ele, clicando aqui.

O professor Paulo Blikstein afirma que “estamos numa época de transição no mundo científico, em que o pensamento computacional* está transformando profundamente a academia e a indústria. Hoje em dia, um cientista num laboratório de pesquisa em nada lembra o estereótipo do cientista do século XIX [dezenove para os burros leigos], com seu avental branco, trancado em um laboratório com tubos de ensaio. Em vez disso, ele provavelmente passa a maior parte do tempo em frente a um computador, construindo e estudando modelos computacionais. Um engenheiro industrial, ao tentar redesenhar a linha de produção, não usa só papel e lápis, usa modelos computacionais. Um economista tentando fazer uma projeção de inflação não faz as contas de cabeça, usa modelos matemáticos.

A primeira etapa do ‘pensar computacionalmente’ é identificar as tarefas cognitivas que podem ser feitas de forma mais rápida e eficiente por um computador”.

Resumidamente, o que o professor Paulo disse é uma valiosa dica para vocês, que ainda não se deram conta da importância da programação. Ajustem-se para o mercado de trabalho se preparando para controlar as máquinas, ou elas simplesmente os substituirão. Isso já começou na revolução industrial para tarefas mais técnicas e manuais. Agora, os próximos computadores, como o Watson, permitirão que tarefas cognitivas consideradas como complexas sejam executadas com precisão igual ou superior a de um humano. Algumas dessas tarefas são possíveis graças à inteligência artificial (IA), que não necessariamente segue uma linha de algoritmos bem definidos. Mas calma, não se assuste, essa tal IA não é muito mais do que a identificação de padrões ensinados à máquina para que sejam reconhecidos em novas entradas de dados. A máquina não pensa por si, nós as ensinamos a pensar (e, às vezes, a aprender). Por isso, é importante aprender a linguagem delas, para que esse “letramento e alfabetização” do computador seja feito por nós em alguns casos.

Ficou preocupado? Eu também ficaria se não soubesse programar.

No entanto, nunca é tarde para aprender. Pode ser difícil no começo, afinal é uma forma de pensar diferente daquela que estamos acostumados quando vamos resolver problemas. A programação surgiu basicamente para isso, resolução de problemas… modelagem. Mas não tenha pressa, vá com calma. Por ser difícil aprender linguagem de programação, estudos foram realizados buscando descobrir diferentes formas de ajudar as pessoas durante esse aprendizado. Um possível recurso que pode ajudar é a programação visual.

A programação visual usa recursos gráficos que representam os comandos que são interpretados para a linguagem da máquina de alguma forma. O importante é que é bem mais fácil no começo.

Aqui no Humor com Ciência você tem oportunidade de interagir com um sistema desse tipo. =) Sendo mais específico, você pode programar uma sequência de passos para desenhar algumas figuras bem interessantes, usando o TucaProg.

Mas, antes, vamos começar algo mais simples. Assista ao vídeo abaixo e veja como se usa o aplicativo TucaProg.

Deixo, então, uns desafios para vocês começarem a lidar com esses recursos e aprenderam com o vídeo. Mão na massa!

Para abrir o Aplicativo, clique aqui.

1) No menu, na aba Desenho, selecione a primeira peça e faça o Tuca voar 5 unidades de distância.

2) Agora vou pedir um negócio mais difícil, faça o Tuca desenhar um triângulo.

3) Manja as colmeias das abelhas? Tente construir um hexágono regular.

4) Último desafio! Agora, a ideia é fazer uma estrela de seis pontas. Use rascunho se quiser. 😉

Bom, esse é só um começo. Se quiser aprender mais sobre programação de computadores está cheio de cursos por ai. Se você for xóvem… por exemplo, recomendo “Hour of Code” ou “Code Monkey“, que são sites bem legais.

Se você é mais macaco véio (old monkey), tem o “Udacity” ou o “Coursera“, busque por cursos de introdução à programação. Quem sabe não se interessa, depois, até por algum curso de Android e não cria sua empresa de Apps?

Nós também temos um curso gratuito de Python no Youtube. São 12 aulas só para começar, confere lá.

Mãos a obra, fio!

*É importante lembrar que Pensamento Computacional NÃO está diretamente relacionado com programação ou computador. Não acredita? Confere aí.

Caso queira ver a resolução dos exercícios propostos, veja a galeria a seguir. 😉

Para saber mais:

Acesso em 24 de Dezembro de 2018.

Comentários