#246 Mobilidade urbana

Olim Piada 3

Quem vem em primeiro lugar na hierarquia de mobilidade urbana?

a) Pedestre

b) Ciclista

c) Transporte coletivo

d) Transporte de carga

e) Filé de entrecôte

Se você respondeu Filé de entrecôte, acertou! =P você manja mais de Master Chef do que de Mobilidade Urbana. hihihi

A resposta certa é o pedestre, de acordo com a Lei 12.587/2012. Olha aí:

hierarquia mobilidade urbana

– Mas onde fica meu carro nessa história toda? Não quero ir para o trabalho de bicicleta, pois vou chegar suado e fedido.

Te entendo muito bem! Contudo, se você tem a opção de andar de bicicleta, dê uma chance, pois os benefícios são enormes. Ah, leve um desodorante pra garantir, hehe. 😉

Antes de prosseguir com a leitura do texto, vamos ver o que é mobilidade urbana?

Legal o vídeo, fala aí?! E a trilha sonora de fundo, então? Bem bolada, né?

Enfim, só retomando, vale lembrar também que, além da bicicleta, existe o transporte público que, apesar de não ser lá essas coisas, é uma alternativa. E se você tem um pouco mais de dinheiro e um celular,  pode usar aplicativos de transporte que, geralmente, costumam ser economicamente viáveis e mais baratos do que usar o próprio carro. Ah, tem também os patinetes elétricos como opção de transporte.

Como curiosidade, se você quiser saber qual é o gasto anual que uma pessoa tem com o próprio carro, existe uma calculadora que mostra isso e ainda compara com outras opções de transporte. Clique aqui para conferir, é bem interessante.

Aproveitando o tema da discussão, só pra você ter uma noção do espaço que os transportes ocupam nas ruas, veja o GIF a seguir:

carros-bikes-onibus-pessoas-mobilidade-urbana

O espaço ocupado pelos carros é absurdamente grande quando comparamos com outras alternativas. =O

Bom, sabemos que as ruas e avenidas das grandes cidades já aumentaram tudo o que tinham pra aumentar. É praticamente impossível mexer nelas, pois temos limitações óbvias de espaço. Por isso, precisamos encontrar outras maneiras de resolver esse problema.

Se você fosse o prefeito da sua cidade ou dono de uma empresa que investe em transportes, o que faria para tentar melhorar o trânsito?

Ah, não se esqueça que, como prefeito, você vai ter de mexer com dinheiro público. Portanto, nada de fazer projetos malucos sem antes procurar ajuda de especialistas na área. Invista o dinheiro com sabedoria, pois o dinheiro vem de impostos, ou seja, a gente que paga.

E antes de terminar, é sempre bom lembrar que a rua (ainda) não é propriedade de ninguém, a rua é de todos. Então, vamos dividi-la de forma justa.

►Para saber mais:

Acesso em 25 de Dezembro de 2018.

Comentários