#245 Astronomia ou Astrologia?

Você sabe qual é a diferença entre a Astronomia e a Astrologia?

Não?! Ê, laiá, tá difícil hoje, hein? Bem, vamos lá.

Num passado não muito distante, tipo 3.000 a.C., os babilônios e mesopotâmicos acreditavam que os movimentos dos astros afetavam a vida dos reis e de todo o povo. Essa crença acabou se espalhando pela Europa e, até hoje, existem muitas pessoas que acreditam na astrologia, menos os taurinos. ¬¬

Bem, no século XVIII, dezoito, para aqueles que não conseguem ler números romanos a Astrologia foi removida do meio universitário e a Astronomia começou a caminhar sozinha e independente. Por que será, né?

Vale lembrar que, apesar da Astronomia ter surgido da Astrologia, hoje elas já não têm muita coisa em comum.

•  A Astronomia é uma ciência exata que estuda os corpos celestes e o espaço sideral para entender sua origem, sua evolução, sua constituição, suas dimensões, seus movimentos etc.
•  A Astrologia tenta identificar uma relação entre as posições de alguns astros e seus deslocamentos no céu com o destino e a conduta moral dos seres humanos.

Outra diferença importante entre as duas é que a Astronomia consegue PREVER o que vai acontecer. =)

-Puxa, Uilha, mas eu achava que os astrólogos que faziam isso.

Facepalm-multiple

Por favor, não diga isso de novo! Alguém pode ouvir, gravar e jogar no WhatsApp, ou pior, compartilhar no grupo da escola, do cursinho ou da faculdade. Imagine o estrago que isso causaria. Quantas bolsas de estudo ou oportunidades de emprego você perderia por ter dito uma coisa dessa? #tortadeclimão  😕

Enfim, diferente da Astrologia, a Astronomia consegue prever várias coisas com a ajuda de conhecimentos de Física e Matemática. Só como exemplo, há mais de 300 anos, Edmond Halley previu que um cometa cruzaria os céus no ano de 1758. Nem preciso dizer que ele acertou e que cometa foi esse, né? Chupa essa, João Bidu! =P

Assista ao vídeo a seguir e descubra algumas curiosidades legais sobre o assunto. 🙂

E, para complementar, segue um vídeo do Nerdologia falando sobre Astronomia e Astrologia. Ah, nesse vídeo tem outra previsão da Astronomia que eu não comentei.

E, pra finalizar, segue um trecho do texto que peguei do site da Universidade Federal do rio Grande do Sul falando sobre vários cientistas que testaram algumas “previsões” comuns da Astrologia:

•  O psicólogo Bernard Silverman, da Michigan State University, estudou o casamento de 2978 casais e o divórcio de 478 casais, comparando com as previsões de compatibilidade ou incompatibilidade dos horóscopos e não encontrou qualquer correlação. Pessoas “incompatíveis” casam-se e divorciam-se com a mesma frequência que as “compatíveis”. O psicólogo suíço Carl Jung (1875-1961), em seu livro “A Interpretação da Natureza e da Psique”, chegou a mesma conclusão.

•  O físico John McGervey, da Case Western University, estudou a biografias e datas de nascimento de 6000 políticos e 17000 cientistas e não encontrou qualquer correlação entre a data de nascimento e a profissão, prevista pela astrologia.

•  Os astrônomos Roger Culver e Philip Ianna, que publicaram o livro Astrology: True or False, (1988, Prometheus Books), registraram as previsões publicadas de astrólogos bem conhecidos e organizações astrológicas por 5 anos. Das mais de 3000 previsões específicas, envolvendo muitos políticos, atores e outras pessoas famosas, somente 10% se concretizaram. Esta taxa é menor do que a de opiniões informadas.

•  Uma pesquisa coordenada pelo Prof. Salim Simão do Departamento de Produção Vegetal da Universidade de São Paulo, durante sete anos, comprovou que a fase da Lua não tem efeito no crescimento das plantas. (Veja, edição 1638, 1 mar 2000, p. 127).

•  O médico dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo conclui: “Independentemente da fase lunar, a média de crescimento mensal do cabelo é de 1 centímetro.” (Veja, edição 1638, 1 mar 2000, p. 127).

Bom, chega de textão por hoje, tenho coisa mais legal pra fazer: ler meu horóscopo. =P

►Para saber mais:

Acesso em 25 de Dezembro de 2018.

Comentários