#238 Matemática sem palavras

Como o corpo de um aluno reage ao perceber que a próxima aula será de Matemática?

drake-and-josh

Eu também fazia isso. =P

Pois é, sabemos que muitos alunos não gostam dessa matéria e ficam entediados na maioria das vezes. Geralmente, só o fato de forçá-los a copiar aquele monte de símbolos e palavras malucas como ‘f(x)’ e ‘logaritmo’ acabam ajudando a afastá-los da sala de aula.

lousa apagada

Quem nunca passou por isso? hehe

Bom, com o objetivo de mostrar a Matemática de uma forma não tradicional, o Ph.D. Matthew Peterson, co-fundador da MIND Research Institute, resolveu ensinar de um jeito diferente: sem palavras.

– Impossível, Uilha! Não dá!

É isso aí que você leu, o cara resolveu ensinar Matemática sem usar palavras como ‘denominador’, ‘mínimo múltiplo comum’, ‘dividendo’, ‘quociente’ e outras bizarrices que mais parecem nomes de doenças infecciosas.

– Oi, Euclides, como você está?

– Puxa, ainda estou com dor no dividendo e com o logaritmo inflamado.

– Que pena. Toma um pouco de Geometria ou Trigonometria que melhora. É tiro e queda.

Chega de conversa e assiste aí o que o cara fez.

A ideia que vale a pena espalhar é que todos os alunos, não só aqueles com necessidades especiais, podem se beneficiar profundamente das oportunidades de aprender sem usar palavras.

Matthew Peterson

De agora em diante, não precisa mais dormir em sala de aula, né?

homer sono

Só uma nota, antes de finalizar o post:

Na minha época, lá vem o velho falando, quando eu realmente tinha muita energia para estudar, o professor passava a matéria na lousa e a gente copiava tudin pra ganhar ponto positivo no fim do semestre. Confesso que nunca entendi o porquê disso e sempre me perguntei: “Será que vão queimar todos os livros da escola e, por isso, estão pedindo para os alunos copiarem todo o conteúdo do livro?“.

Apesar de não me orgulhar disso hoje em dia, aguardei ansiosamente pelo momento Biblioteca de Alexandria E.E.P.S.G 15 de Outubro (esse era o nome da escola que estudei).

Fim! =)

Dica de Romenig.

►Para saber mais:

Acesso em 25 de Dezembro de 2018.

Comentários