Bumerangue

Originário da Austrália o bumerangue foi desenvolvido para ser usado como arma de guerra e de caça. É também um dos melhores itens usados nos jogos da série The Legend of Zelda (Sim! Sua vida fica muito mais fácil ao longo do jogo!).

No entanto, alguém já conseguiu lançar um bumerangue e este retornar às suas mãos da mesma forma que Link faz nos jogos?

Embora pareça magia, a física por trás do lançamento de um bumerangue envolve conceitos fundamentais de Mecânica clássica, como momento angular orbital e torque.

Ou seja, voltamos à magia… Vamos, então, tentar revelar os segredos!

Um artigo de 1999, publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física, intitulado “Por que o boomerang retorna?” trata exatamente dessa questão e procura explicar de forma simplificada os conceitos físicos por traz da mágica.

Bumerangues têm um perfil de “asa de avião” com as faces planas e arredondadas. Ao serem lançados, a velocidade da haste que gira para frente, é sempre maior do que a velocidade da haste de baixo. Isso gera um torque que aumenta a pressão em cima inclinando os bumerangues a cada volta. Além disso, há um momento angular orbital atuando perpendicularmente ao plano de rotação.

Esses dois fenômenos aliados são responsáveis pelo movimento do bumerangue: à medida que gira, o torque responsável pela variação do momento angular o faz inclinar e realizar o movimento circular retornando às mãos do lançador. Esse efeito conhecido como efeito giroscópico é análogo ao que acontece quando se faz uma curva com a bicicleta sem usar as mãos, mas apenas inclinando o corpo para o centro da curva.

Muito complicado? Pois bem, o canal Veritasium fez um vídeo que ilustra essa explicação. Veja!

Se você quer treinar seus lançamentos, o canal do Manual do mundo fez um vídeo ensinando como construir facilmente um bumerangue.

Curtiu? Deixe seu comentário!

Para saber mais:

Acesso em 26 de Fevereiro de 2019

Comentários